quinta-feira, 29 de março de 2012

Foto de um grupo de amigos manduriense nos anos 50.
Na foto: Em pé, Vitório Ferrazini (pai da Narcisa), agachados, Zé Rocha, Tato Valdrighi (pai da Mara), sentado, Zelão Cabral(pai do Tutu). 
Este grupos de amigos já fazem parte da HISTÓRIA DE MANDURI.

Vassoura de Garrafa Pet

Como Fazer:

vassoura-de-pet I

1) Retire o rótulo da garrafa

2) Retire o fundo cortando com estilete

3) Faça cortes até na parte arredondada da garrafa, como mostrado na figura

4) A garrafa deverá ficar com várias tirinhas de cerca de 0,5 cm de comprimento

vassoura-de-pet2

5) Retire o gargalo com uma tesoura

6) Faça 17 peças sem o gargalo e deixe somente uma com o gargalo

7) Encaixe todas as peças sem o gargalo sobre a peça com o gargalo

8) Está formada a base da vassoura

vassoura-de-pet3

9) Corte a parte superior de outra garrafa e encaixe por cima da base que você acabou de montar

10) Encaixe com cuidado para não soltar as outras peças

11) Faça 2 furos

12) Encaixe o arame para amarrar a vassoura

 

vassoura-de-pet4

13) Puxe o arame até o outro lado e amarre as pontas bem firmemente com a ajuda de um alicate

14) Encaixe a vassoura em um cabo

15) Bata um prego para fixar

16) Está pronta a vassoura!

HISTÓRIA DE MANDURI

Foto é do Conjunto da Saudade de Manduri
Este conjunto existiu nos anos 60/70 e faziam serenatas pelas ruas de Manduri, também se apresentavam ao domingos na parte da manhã nos programas de auditórios na sede do MANDURI ATLÉTICO CLUBE - MAC.
Na foto do esquerda para a direita: Nenê Alonso na sanfona, Chiquinho Arduíno na sanfona, Quidu no violão, José Valdrighi no violino. O apresentador do programa "Zé Pim". Nesta foto ainda estão faltando mais 3 músicos ( Vitório Arduíno no clarinete, Padre Umberto no clarinete e Florival Pereira no Violão). O Conjunto da Saudade também faz parte da HISTÓRIA DE MANDURI.

quarta-feira, 28 de março de 2012

HISTÓRIA DE MANDURI

Nesta foto mostramos esta grande mulher Dona Marcília G. Cabral, que até hoje  servindo de exemplo para os mais jovens ser uma mulher de fibra, garra e com muita fé, mesmo passando por momentos difíceis na sua vida não deixou de ir a luta.
Dona Marcilia Cabral já faz parte da HISTÓRIA DE MANDURI.
Foto dela em frente o bar de sua mãe lá pelos anos 40, hoje prédio do Bradesco em Manduri.Uma coisa interessante na foto a vista do famoso viaduto em frente a antiga estação de trem.

terça-feira, 27 de março de 2012

HISTÓRIA DE MANDURI


Hoje a nossa homenagem é para este grande homem que se dedicou a transferir seus conhecimentos, seu dinamismo aos jovens da cidade de Manduri. Estou falando de Antônio Piovani de Freitas. Quem que na época não aprendeu datilografia com ele na sua escola, amigos dos jovens, encaminhou muita gente.
Antoninho Freitas, como era conhecido faz parte da HISTÓRIA DE MANDURI.
Aqui na foto com seus alunos da direita para esquerda: Vardik Antunes, Luís Ressea, Mauro Nunes, Jorge Ramos, Nico Mainardi, Dito Palma, Hélio do horto (irmão do Zuza), Pedro Alonso (irmão do Luís) Osvaldo Nunes (irmão do Mauro), Paulistinha e Prof. Antoninho Freitas.

Homenagem Póstuma

Hoje o dia esta mais triste, perdemos nosso amigo de infância o Beto Mainardi.
A Família nosso conforto pois ele foi ao encontro de Deus.
ADEUS AMIGO BETO MAINARDI

Foto de Família

                                                                                        
Fotos de minha irmã Terezinha Valdrighi que não tive a oportunidade de conhece-la, ela faleceu pouco tempo antes de eu nascer.
Da direita para a esquerda em pé, ela é a primeira.

segunda-feira, 26 de março de 2012

CARNAVAL EM MANDURI

Mais um pouco do carnaval de salão em Manduri nos anos 70.
Na foto da esquerda para a direita: Professora Helena, o Sr Zé Pim com a esposa, a Jurema com o Carlos, meu irmão Like, o Sr José Elias, meu tio Isidoro e muitos que no momento não estou reconhecendo.

CARNAVAL EM MANDURI

Na Foto o Expedito Fioruci quando houve a coroação do ultimo Rei Momo do Carnaval do Cescopam.
Vendo o carnaval nos dias de hoje, isso nos deixa um tom nostálgico  daqueles tempos que não voltam mais.....

domingo, 25 de março de 2012

HISTÓRIA DE MANDURI


O nosso homenageado de hoje é o Padre Reginaldo Roberto Luis.
Padre Reginaldo passou sua infância e adolescência aqui em Manduri, estudando no Colégio Miguel Marvulo só depois saindo para o seminário. Depois da sua ordenação que aconteceu aqui em Manduri, foi acabar seus estudos no Itália e só há pouco tempo retornando ao Brasil. Padre Reginaldo é mais um que faz parte na HISTÓRIA DE MANDURI.

sábado, 24 de março de 2012

HISTÓRIA DE MANDURI


Mais um time de futebol de Manduri nos anos 50/60 de pessoas que fizeram e fazem parte da comunidade Manduriense São eles da esquerda para direita: O goleiro Nelson Barros,..., Carlito do Zé Luis, Claudio Luvizoto, Tonho Vieira (da fazenda do estado), João Veneranda (pai do Paulo Roberto), Nelson David, Vitório Ferrazinie Alcides Rossini, Raul Gaioto (tio do Frangão), Kalu Gaioto (tio do Frangão), Lino Lorenzeti, Cabo Roberto. Todas estas pessoas ajudaram e ajudam a fazer a HISTÓRIA DE MANDURI 

sexta-feira, 23 de março de 2012

Fotos de Manduri

DSC01576 DSC01579

Vejam como ficou bonita a Av. Da Saudade em Manduri

Parabéns admistração do município, por mais esse embelezamento em nossa cidade.

Fotos de Manduri

Igreja Matriz de Manduri no ano 1970.

Como pode se notar pela foto, a Praça não existia calçamento na praça.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Mensagem do Dia

Cuide do Seu Falar-

HISTÓRIA DE MANDURI

Hoje a nossa homenagem é para o Sr Atanásio Bittar, ele foi um dos primeiros comerciantes em Manduri. Segundo o Baiano Nicolau sua loja ficava na Av. Brasil aqui em Manduri. Uma coisa interessante sobre o Sr Atanásio, foi dele a primeira conta a ser aberta no Banco do Brasil de Piraju levando o nº 0001. Sr Atanásio Bittar faz parte da HISTÓRIA DE MANDURI.

terça-feira, 20 de março de 2012

Nova Câmara Municipal de Manduri

DSC01586

Gostaria de parabenizar a iniciativa desses Vereadores pela construção da nova Câmara Municipal de Manduri ,que por sinal uma obra muito bonita, e vai enfeitar a nossa Manduri, e só vem mostrar que precisamos pensar no futuro.

“Há descobrimentos de origens. Mais belos são os descobrimentos de destinos. Talvez, então, se os políticos por vocação se apossarem do jardim, poderemos começar a traçar um novo destino. Então, ao invés de desertos e jardins privados, teremos um grande jardim para todos, obra de homens que tiveram o amor e a paciência de plantar árvores à cuja sombra nunca se assentariam.”

Outono !!!

ENFIM... OUTONO!!!

CANÇÃO DE OUTONO


Perdoa-me, folha seca,
não posso cuidar de ti.
Vim para amar neste mundo,
e até do amor me perdi.
De que serviu tecer flores
pelas areias do chão,
se havia gente dormindo
sobre o própro coração?
E não pude levantá-la!
Choro pelo que não fiz.
E pela minha fraqueza
é que sou triste e infeliz.
Perdoa-me, folha seca!
Meus olhos sem força estão
velando e rogando áqueles
que não se levantarão...
Tu és a folha de outono
voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade
- a melhor parte de mim.
Certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,
menos que as folhas do chão...
(Cecília Meireles)
outono2

Ulisses Guimarães

Ulisses Guimarães

Ulysses Guimarães momentos antes de embarcar no helicóptero que cairia no sul do litoral fluminense, em outubro de 1992.  Os restos mortais nunca foram encontrados.

 

 

Num país onde só pobre e negro vai pra cadeia, onde rico e político podem quase tudo, onde o preconceito ainda fere e mata, onde a desigualdade social nos grita aos olhos... ha muito a ser feito...
E entre esse muito a se fazer, acreditar na possibilidade de mudança, na nossa maneira de escolhermos os nossos representantes... nos poderes executivos e legislativos já pode ser muita coisa...é a nossa contribuição por uma justiça mais igualitária e humana!
Façamos a nossa parte!
Que o Brasil consiga enxergar a luz no fim do túnel de suas injustiças – ainda que seja a luz de uma lamparina.
A minha, a tua utopia vencerá um dia...
“Não é a Constituição perfeita, mas será útil, pioneira e desbravadora. Será luz, ainda que de lamparina, na noite dos desgraçados”
Ulisses Guimarães.

HISTÓRIA DE MANDURI


Hoje a nossa homenagem é para esse grande personagem da HISTÓRIA DE MANDURI, V. Ex.ª ZOROASTRO ALVES, prefeito de Manduri de 1956/1959. Sr Zoroastro, na sua gestão trouxe para Manduri o então Colégio Estadual de Manduri, professor(1º professor do Colégio Miguel Marvulo), hoje a Escola do Parque das Abelhas leva seu nome, poeta, farmacêutico, lavrador, contador de História (eu mesmo quando adolescente ia até sua casa lá no sitio para ouvir suas histórias) dedicou grande parte da sua vida a Manduri. O grande homem Zoroastro Alves faz parte da HISTÓRIA DE MANDURI.

segunda-feira, 19 de março de 2012

HISTÓRIA DE MANDURI

Foto tirada do patio do antigo Grupo Escolar de Manduri (hoje prédio da Prefeitura Municipal), nela a professora dona Odila (hoje, viva e forte morando em Botucatu), seu namorado na época Benjamin Nicolau Rufca, depois se casaram, o Prefeito da época Sr. Pedro Primo Orcesi, Padre Umberto Zanca e os  todos os alunos do então Grupo Escolar no ano de 1951. Fotografados por Sr. Dante Pedreca.

domingo, 18 de março de 2012

HISTÓRIA DE MANDURI


Foto de um dos primeiro estabelecimento comercial de Manduri, quando ainda as ruas nem calçamentos existiam.
E o mais importante que até nos dias de hoje mantém seu estilo arquitetônico original, a tradicional Loja do Baiano (Irmãos Nicolau). A Loja dos Irmãos Nicolau também pertence a "HISTÓRIA DE MANDURI" 

sexta-feira, 16 de março de 2012

HISTÓRIA DE MANDURI

Pessoal meu blog esta tendo muitas visitas graças a Deus, pessoas do Brasil todo, da América do Sul, da América do Norte, Europa, África, enfim acho que tem gente interessado em coisas de Manduri no mundo todo. E isso me da mais força isentivo para estar postando foto e homenageando pessoas que fizeram HISTÓRIA DE MANDURI. Hoje até o Maurício me trouxe esta foto do dia 13/10/1979 tirada em São Berto. Nela estão o da esquerda para direita: o grande craque Expedito Fioruci, o também craque Maurício do Bar, o grande amigo Tite, o amigo Zé Bagaço, e o goleiro menos vazado, o grande amigo Clóvis Rabelo.

Alimento do Mal

Alimentos do mal

Muitas vezes nos entupimos de comidas pesadas, gordurosas ou que não possuam nutrientes necessários para nosso corpo.

Acredito que muito disso se deve a correria que vivemos, muitos compromissos, agendas lotadas, falta de tempo para poder escolher, apreciar e degustar alimentos mais saudáveis e corretos.

Tudo bem que nem tudo que é saudável é gostoso, admito, Mas muitas vezes também é só falta de hábito ou de aprender a preparar alimentos saudáveis, de uma forma mais gostosa.

Não estou dizendo que não como frituras ou fast food, mas acho que esse tipo de alimentos deve ser consumido com moderação. Para quem se empanturrou de porcarias no final de semana, vale a pena fazer uma desintoxicação. Leia mais sobre detox aqui.

Uma lista dos alimentos mais prejudicais para a saúde foi divulgada há pouco tempo na Veja e não foi nenhuma surpresa, já que lemos todos os dias sobre os efeitos do consumo exagerado desses alimentos no organismo ao longo dos anos. E o ranking foi:

- "Carne vermelha: é rica em gordura saturada, se consumida em excesso, a carne vermelha temo poder de alterar a flora do intestino, aumentando a permeabilidade das paredes dos órgãos e, como consequência, a absorção de substâncias tóxicas e estranhas ao organismo. 

- Bebidas alcoólicas: por ser um elemento tóxico ao organismo, o álcool sobrecarrega a função hepática. O fígado prioriza o metabolismo do álcool e deixa de processar agentes nocivos vindos de outras fontes. Além disso, a bebida também inflama e altera a permeabilidade da mucosa intestinal, reduzindo as defesas antioxidantes do organismo. 

- Frituras: além de terem ação semelhante à da carne vermelha no intestino, esses alimentos contêm acroleína, substância formada no processo de fritura - em especial nas frituras em imersão e prolongadas - que irrita a mucosa intestinal e tem potencial ação cancerígena.

- Alimentos processados e industrializados: aditivos presentes em alimentos prontos, como acidulantes, corantes, conservantes e estabilizantes, por serem artificiais, são estranhos ao nosso organismo. Se consumidos em excesso, o corpo não dá conta de eliminá-los totalmente.

- Sal: como o sal contém sódio, seu consumo abusivo - mais do que 5 gramas, ou uma colher de chá,  por dia - favorece a retenção hídrica. O excesso de água no organismo contribui não apenas para o aumento da pressão arterial como também dificulta a eliminação de agentes tóxicos pelas fezes, pela urina e pelo suor.

- Refrigerantes: além de ricas em açúcar, essas bebidas têm PH ácido e, nas versões à base de cola (minha preferida), contêm ácido fosfórico, substância que intoxica o corpo. Quando o refrigerante é consumido com moderação, o organismo tem condições de neutralizar a ação dos agentes tóxicos nele contidos. O problema surge do consumo excessivo, especialmente do ácido fosfórico, que pode levar à osteoporose.

- Embutidos: são extremamente nocivos se consumidos em excesso. Alimentos como a mortadela e o salame são ricos em gorduras, sódio e aditivos. Tais compostos não são bem digeridos pelo organismo e, acumulados, impedem a eliminação dos agentes tóxicos".

Nada melhor do que consumir com moderação. 

Fonte: vovoqueensinou

Homenagem do Dia

Betão e Meneguela
O DIÁRIO DE MANDURI, hoje faz uma homenagem a esses 2 Mandurienses que saíram de Manduri para representar tão bem a nossa cidade politicamente em outras localidades. O primeiro da foto é Adilson Antonio Meneguela, mais conhecido na cidade de Itararé SP como Manduri, sendo vereador e Secretário de Finanças do Município. O outro da foto é Wilson Roberto David Mota, também vereador e secretário do Município da cidade de Araucária PR. Parabéns aos dois por representar nosso município em suas Localidades.

quinta-feira, 15 de março de 2012

HISTÓRIA DE MANDURI

Foto tirada no CLUBE RECREATIVO MANDURIENSE, (hoje prédio onde é o Bradesco em Manduri), nela a Nova Diretoria.
Da esquerda para a direita: Nelson David (da Dora), Antonio Passarelo (pai do Leonardo), Sérgio Teixeira (pai do Serginho), João Mota (Pai do Betão Mota) e José Costa (irmão do Isidoro).

quarta-feira, 14 de março de 2012

HISTÓRIA DE MANDURI

Esta foto Procissão da Festa do Padroeiro Santo Antônio, no ano de 1950.
Segurando o Andor de Santo Antônio os senhores, Atrás, Afonso Meda, de terno claro, Hermelindo Prestes de terno claro, de terno escuro, Archangelo Fortes

INSTANTES

pegadas

INSTANTES
Se eu pudesse viver novamente a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros
não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais
seria mais tolo ainda do que tenho sido,
na verdade bem poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiênico,
Correria mais riscos, viajaria mais,
contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios
iria a mais lugares onde nunca fui,
tomaria mais sorvete e menos lentilha,
teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.
Eu fui uma dessas pessoas que viveu
sensata e produtivamente cada minuto de sua vida;
claro que tive momentos de alegria
mas se pudesse voltar a viver, trataria de ter
somente bons momentos.
Porque, se não sabem, disso é feita a vida, só
de momentos, não percas o agora.
Eu era um desses que nunca ia a parte
alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um guarda chuva e um pára-quedas;
se voltasse a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver, começaria a
andar descalço no começo da primavera e
continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas e brincaria com mais
crianças, se tivesse outra vez uma vida pela frente.
Mas, já viram, tenho 85 anos e sei que estou morrendo

(Jorge Luiz Borges, argentino, falecido em 1987 na Suíça, e considerado um dos maiores escritores do século)

EU APRENDI

aprendendo-com-a-vida1

Eu aprendi...

...que ignorar os fatos não os altera;

Eu aprendi...

...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

Eu aprendi...

...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

Eu aprendi...

...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

Eu aprendi...

...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.

Eu aprendi...

...que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;

Eu aprendi...

...que todos querem viver no topo da montanha,

....mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;

Eu aprendi...

...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.

terça-feira, 13 de março de 2012

HISTÓRIA DE MANDURI

Hoje a nossa homenagem é para o meu grande amigo particular Jacó Bittar.
Jacó ele mais o Presidente Lula, Olívio Dutra e outros companheiros foram o fundadores do Partido dos Trabalhadores, o PT, também foi Prefeito da cidade de Campinas SP. Este Manduriense foi uns dos responsáveis pela sua luta sindical contra a ditadura ao lado do Lula e outros companheiros. Se o Brasil hoje é uma democracia também deve uma parte a ele JACÓ BITTAR e por isso ele faz Parte da HISTÓRIA DE MANDURI. Na foto com sua filha Priscilla.

A MULHER QUE CONHEÇO

mulher. 

O corpo tem quase 60 e a bunda já desabou,
o rosto mantém a aparência dos 50,
a cabeça parou nos 25, talvez 30,
e os olhos, ah, os olhos estão chegando aos 16,
acesos, transparentes, teimosos.

Ainda não completei a travessia para a alma,
nem tenho desejo apressado,
afinal as luzes me fascinam
e estou em paz com o tempo.

Sou uma Vencedora

Sou uma vencedora
Ontem estive na UNESP em Rubião Jr, em uma visita a ala de Oncologia e pude acompanhar todo sofrimento das pessoas, dos mais humildes, e principalmente das mulheres com câncer de mama, então resolvi postar este pensamento da prova de otimismo desta grande vencedora.

segunda-feira, 12 de março de 2012

HISTÓRIA DE MANDURI

Esta foto é mais uma relíquia para HISTÓRIA DE MANDURI, nela estão a formação de uns dos 1º Confrades do "ASILO SÃO VICENTE DE MANDURI"
Da esquerda para direita: Em Pé: Arlindo Bartole, Joanim Marqueti, Alcides Bento, José Pim, Luis Lemes, Musseo da Farmácia, João Amaral, Pelé, Antonio Alves, Manoel Gonçalves.
Sentados: Armando Damini, Alfredo Passarelo, José Barlate, Luis Zaina, David Arbex, Joaquim Correia (do banco) e Luis Taraboreli. Desde Já fico agradecido a diretoria do Asilo pelo fornecimento da foto.

Oscar Niemeyer

Oscar Niermeyr

A miséria existe. E a burguesia brasileira, que é das mais atrasadas, está sentindo isso na pele pela primeira vez. A chance de mudança está aí, nesta situação-limite. E há o inesperado, com o qual devemos contar. Um dia, lá em Paris, Sartre me disse que gostava de ter dinheiro no bolso para dar esmola. O sujeito chegava, Sartre dava um dinheirinho e quase agradecia por isso. Mudei minha opinião sobre a esmola. Como dizia o padre Teillard Chardin, quando ser for melhor que ter, estará tudo resolvido no mundo.
Oscar Niemeyer

História de Manduri

Dig 01

Hoje é eu que quero homenagear a minha 1ª professora, Dona Olga Porto.
Dona Olga foi minha professora na 1ª série, isto no ano de 1961, hoje aposentada vive ao lado do marido meu amigo Romeu Tozoni aqui em Manduri. Nesta foto de junho de 1957 com suas colegas também professoras, na escadaria do antigo Grupo Escolar de Manduri(hoje prédio da Prefeitura Municipal), de cima para baixo: Dona Olga Porto Tozoni, Dona Lurdes A. Casini, a grande Dona Helena Fanela,...., Dona Gloria Aith, Dona Irene C. Fortes (esposa do sr Archangelo Fortes) e a Dona Zoraide Prestes. Dona Olga e todas suas companheiras também fazem parte da HISTÓRIA DE MANDURI.

domingo, 11 de março de 2012

Pensamento do Dia

Pense nisto.....

HISTÓRIA DE MANDURI

Os jogadores desta foto fizeram parte da minha infância e juventude, alguns dele continuamos amigos até hoje.
Na Foto da esquerda para a direita: Claudio Marvulo (o Baiano), Paulistinha, Gilberto Meda, Biquini e ,,,,,.
Este manduriense que estão aqui reunidos fazem parte da HISTÓRIA DE MANDURI.

sábado, 10 de março de 2012

Radio 102FM

Hoje fiz uma visita a Radio 102 FM de Manduri, onde fui recebido pelo seu diretor Leandro Pires que me mostrou as dependências  da radio, e pude constatar que seu estúdio é de ultima geração. Parabéns a toda equipe da Radio 102FM de Manduri. Isso prova que Manduri também tem coisas de 1º Mundo.

sexta-feira, 9 de março de 2012

HISTÓRIA DE MANDURI

Esta foto de 11/07/1960, mostra como o povo participavam das festas juninas em Manduri, em cortejos pelas rua da cidade o povo ia esperar os noivos que chegavam de trem, e desfilavam pela cidade. O baile acontecia lá no salão da maquina de arroz da família  Marvulo. Na Foto a noiva, Cida Ferrazzini  o noivo Zéca Costa (irmão do Isidoro).

Foto do Dia

Deste grande time de futebol de salão, grandes representantes do futebol de Manduri, estou reconhecendo, o João Carlos Mota (kaião), Vicente David, João Edson, Val Palugam e Fernando Livrari.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Homenagem

Alice
Alice Mota e seu filho Beto
Desta mulher de tão grande coração
Resistindo em toda e qualquer instância
Com as mazelas e infortúnios da vida
Mulher que soube não só criar
Mas também ensinar a seus filhos a lida
Mulher que soube educar
E apontar um possível caminho
Para com honestidade e verdade seguir
Sempre com peculiar carinho
Mulher muito batalhadora
Mas que também teve seus sonhos
Mulher trabalhadora
Com muitos momentos tristonhos...
Ora era um filho doente
Ora era dificuldade financeira
Mas ela muito competente
E de forma muito altaneira
Sempre transpôs as dificuldades
Que a vida lhe apresentava.

Na Imagem da Alice a Nossa Homenagem do “Diário de Manduri” a Todas as Mulheres Manduriense.

HISTÓRIA DE MANDURI



Foto do Carnaval de 1968 no "Manduri Atlético Clube - MAC
Da esquerda para direita: Eu (Zé Carlos) sentado no palco, Guelito, Isidoro e Chebá.
Em cima do palco: Viléla, Ademar Caricati.  

A última carta que Olga escreveu a Luís Carlos Prestes e а filha

Olga

Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo. Prometo-te agora, ao despedir-me, que até o último instante não terão porque se envergonhar de mim. Quero que me entendam bem: preparar-me para a morte não significa que me renda, mas sim saber fazer-lhe frente quando ela chegue. (“…) Até o último momento manter-me-ei firme e com vontade de viver”.

A última carta que Olga escreveu a Luís Carlos Prestes e а filha, ainda em Ravensbrück, na noite da viagem de ônibus que a levaria а morte em Bernburg

Olga.

Queridos:

Amanhã vou precisar de toda a minha força e de toda a minha vontade. Por isso, não posso pensar nas coisas que me torturam o coração, que são mais caras que a minha própria vida. E por isso me despeço de vocês agora. É totalmente impossível para mim imaginar, filha querida, que não voltarei a ver-te, que nunca mais voltarei a estreitar-te em meus braços ansiosos. Quisera poder pentear-te, fazer-te as tranças - ah, não, elas foram cortadas. Mas te fica melhor o cabelo solto, um pouco desalinhado. Antes de tudo, vou fazer-te forte. Deves andar de sandálias ou descalça, correr ao ar livre comigo. Sua avó, em princípio, não estará muita de acordo com isso, mas logo nos entenderemos muito bem. Deves respeitá-la e querê-la por toda a tua vida, como o teu pai e eu fazemos. Todas as manhãs faremos ginástica... Vês? Já volto a sonhar, como tantas noites, e esqueço que esta é a minha despedida. E agora, quando penso nisto de novo, a idéia de que nunca mais poderei estreitar teu corpinho cálido é para mim como a morte. Carlos, querido, amado meu: terei que renunciar para sempre a tudo de bom que me destes? Conformar-me-ia, mesmo se não pudesse ter-te muito próximo, que teus olhos mais uma vez me olhassem. E queria ver teu sorriso. Quero-os a ambos, tanto, tanto. E estou tão agradecida à vida, por ela haver me dado a ambos. Mas o que eu gostaria era de poder viver um dia feliz, os três juntos, como milhares de vezes imaginei. Será possível que nunca verei o quanto orgulhoso e feliz te sentes por nossa filha?

Querida Anita, meu querido marido, meu garoto: choro debaixo das mantas para que ninguém me ouça, pois parece que hoje as forças não conseguem alcançar-me para suportar algo tão terrível. É precisamente por isso que me esforço para despedir-me de vocês agora, para não ter que fazê-lo nas últimas e difíceis horas. Depois desta noite, quero viver para este futuro tão breve que me resta. De ti aprendi, querido, o quanto significa a força de vontade, especialmente se emana de fontes como as nossas. Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo. Prometo-te agora, ao despedir-me, que até o último instante não terão porque se envergonhar de mim. Quero que me entendam bem: preparar-me para a morte não significa que me renda, mas sim saber fazer-lhe frente quando ela chegue. Mas, no entanto, podem ainda acontecer tantas coisas... Até o último momento manter-me-ei firme e com vontade de viver. Agora vou dormir para ser mais forte amanhã. Beijos pela última vez.

PARABÉNS TODO AS MULHERES

Mulher

Como este Texto o DIÁRIO DE MANDURI Homenageia todas as Mulheres em seu dia. Parabéns, Todas as Mulheres!!!!!

Assim somos nós...mulheres com alma.

Já fui amada
Já fui querida
já fui maravilhosa
Já fui desprezada
Já fui namorada
Já fui esposa
Já chorei de noite e de dia
Já passei noites e dias em claro
Já caí de susto ao ver a pessoa amada
Já corri para não deixar que me vissem chorar
Já fiquei sozinha sentindo falta de uma só pessoa
Já senti medo de ficar sozinha e fiquei
Já tremi de medo da solidão
Já morri de amor, as vezes penso ser verdade
Já nasci novamente para ver o sorriso dessa pessoa tão especial
Já me amei sem ser amada
Já chorei por me ver sozinha mas descobri que vivo melhor assim
Já olhei á minha volta e mesmo assim não encontrei o meu lugar
Já andei por caminhos errados e continuo vivendo
Já amei e não fui amada
Já fui amada, ou pensava que era amada
Já tentei esquecer quem tanto amo
Já gritei de tanta felicidade
Já me decepcionei com quem nunca pensei me decepcionar
Já chorei ouvindo músicas, vendo fotos
Já liguei só para escutar a voz da pessoa amada
Já me arrependi das escolhas que fiz
Já me arrependi de não ter tentado
Já achei que sabia muito e já descobri que nada sei
Já fiquei na praia olhando o mar
Já fiz pedidos a uma estrela cadente
Já fiz pedidos a Deus...ainda faço
Já implorei perdão
Já perdoei muito
Já desejei morrer ou um vácuo onde me esconder
Já descobri que estou viva
Já descobri que que sinto desejos
Já sou mãe, sou amiga...mas principalmente fêmea
Hoje eu sou uma mulher solitária, que busca encontrar a felicidade, sozinha ou acompanhada.
Estou a aprender, errando vou aprendendo.
Aprendi com tudo que vivo e vivi, que sorrir ainda é o meu maior trunfo...
Tenho poucas certezas, uma delas é que NÃO sou infeliz...

Texto copiado de: Goretti Bussolo

Web Analytics